quarta-feira, abril 26, 2006

Manuel da Costa* e o "Olhar de Mulher"


Por: Homem de Olveira Carvalho

Olhar de Mulher uma miscelânea de poemas sobre a mulher sobretudo africana dedicada especialmente sobre mulheres guineenses e angolanas num trabalho oficioso celado pelas mãos sublimes do guinense Manuel da Costa e do angolano Mário António Ernesto, sob chancela da editora Contra-Regra (2001).

Olhar de Mulher é uma obra para ler e deleitar-se, feita numa simbiose do útil e do agradável cuja a estrutura sequencial dos poemas é aleatório,do ponto de vista temático e dos autores que o compõem, de forma a deixar o leitor a usufruir de todosos condimentos e indumentárias que requintam o universo feminino, objecto da sedução e do amor, da adoração e da contemplação que leva o sujeito a cantar e a deixar-se encantar testemunhando a sua cumplicidade e o desafogo interior sem se deixar de exteriorizar o devaneio e o pesadelo causado pela louca sedução que a irresistível paixão tenha gravada no seu pensamento.
No poema que constituiu o títilo ao livro - "Olhar de Mulher" (MC), temos um eu poético embrenhado num lirismo perfeito em que na 1º pessoa testemunha a sua admiração, o seu respeito e conivência na efabulação do objecto precioso que é mulher - companheira amiga - medida numa balança cujos eixos declivagens oscilam enteo amor perpeito e ideal; amor físico e espritual; A beleza e a inteligência da mulher como objecto de crítica, de contemplação, companheira de luta e de vida.

Homem de Olveira Carvalho

Olhar de Mulher

Sedutor
poderoso
quando pisca e corteja
hipnotiza

Vencedor
quando irradia
faz melodia

de bem -fazer
quando energiza
diviniza

Casa sem mulher
casa não
homem sem mulher
homem vão

Dia sem mulher
dia sombrio
mundo sem mulher
mundo sem pio

Cultura sem mulher
cultura vadia
terra sem mulher
terra vazia

Olhar de mulher
olhar de emoções
entre prazeres e paixões
seduzir e convencer

Faz homem viver
regenera e cria
faz vida ser
mãe que tudo afilia

Olhar de mulher
olhar para acreditar
ver para querer
viver para amar

Manuel da Costa
Casal da Serra, 22 de Setembro de 2006



--------------- -----------------
*Manuel da Costa
(poeta, engenheiro agrónomo e oficial do Exército)

Nasceu a 6 de Maio de 1965 na Guiné-Bissau.
Em 1983 ingressou nas fileiras da JAAC( Juventude Africana Amílcar Cabral).
Trabalhou no Ministério de Informação e Telecomunicações.

Publicou poesias, prosas e contos nas revistas das Forças Armadas Portuguesas, O Voador e o Jornal do Exército. Em Agosto de 2000 encetou colaboração com o jornal Público. A partir de 1993 publicou artigos de opinião de natureza política nos jornais Nô Pintcha e Correio da Guiné-Bissau.
No mesmo ano, publicou em Bissau dois livros, um de poesia, intitulado A Nossa Mudança, e outro de contos, “A Força de Vontade”.Publicou Olhar de Mulher juntamente com Mário António Ernesto.
Terminou o Curso de Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Sem comentários: