sexta-feira, março 14, 2008

Admirável Diamante Bruto de Waldir Araújo


Treze contos

Admirável Diamante Bruto é o primeiro livro de Waldir Araújo, um conjunto de treze contos onde diversos personagens vão vivendo no meio de acontecimentos, umas vezes fantásticos, outras vezes tão reais, sempre num ambiente onde sobressai a Guiné, através do olhar de um narrador, cuja existência carrega também o desencanto de uma certa urbanidade. A obra, uma edição Livro do Dia Editores, terá segunda apresentação, a cargo do jornalista Tony Tcheka, dia 14 de Março, pelas 18h30, na Casa Fernando Pessoa, após ter sido dada a conhecer no âmbito do Encontro Correntes D'Escritas 2008.

Waldir Araújo nasce na Guiné-Bissau em 1971. Em 1985 viaja pela primeira vez para Portugal. Desde 2001 que exerce a profissão de jornalista na RDP África.


---------------------------


Waldir Araújo lança livro de contos

12.02.08


O jornalista e escritor guineense Waldir Araújo, actualmente a exercer a profissão na RDP-África, lança esta terça-feira, 12, no Encontro Correntes d’Escrita 2008, em Póvoa de Varzim (Portugal), o seu primeiro livro intitulado “Admirável Diamante Bruto e Outros Contos”.
Editado pela Livro do dia, o livro, que é composto por um conjunto de treze contos onde diversos personagens vão vivendo no meio de acontecimentos, umas vezes fantásticos, outras vezes tão reais, sempre num ambiente onde sobressai a Guiné, através do olhar de um narrador, cuja existência carrega também o desencanto de uma certa urbanidade.


De acordo com o poeta angolano Ondjaki, autor do prefácio de “Admirável Diamante Bruto e Outros Contos”, as narrativas de Waldir Araújo “se relacionam com as geografias que o afectam, física ou psicologicamente, no modo suave e bem-humorado como nos convida a regressar a uma Guiné-Bissau tão sua: o eloquente “admirável diamante bruto”, a requintada domingas odianga, o temível carlos nhambréne, o amoroso mimito adão ou até o galego maurizio santiago, todas estas pessoas recheadas de invulgares aspectos humanos querem estar na Guiné e falar sobre ela, dos seus tempos, dos seus quotidianos, dos seus sensíveis afazeres”.


Waldir Araújo nasceu na Guiné-Bissau, em 1971. Em 1985 viaja, pela primeira vez, para Portugal. É em Lisboa que prossegue os estudos secundários e académicos, em Direito, e alimenta a paixão pelas palavras. Jornalista desde 1996, passa pela imprensa escrita, pertencendo aos quadros da revista Valor e colaborando com vários jornais e revistas. Desde 2001 que exerce a profissão na RDP África.

Autor de prosas e poemas que publica, de forma regular, em sites culturais portugueses e brasileiros, em 2004 é-lhe atribuída a Bolsa de Criação Literária pelo Centro Nacional da Cultura, de Portugal, o que lhe proporciona uma investigação de vários meses junto da comunidade dos “Rabelados”, na Ilha de Santiago, Cabo Verde.


Fonte: A Semana on line



Sem comentários: